Olá Vicente,

Tentou configurar pelo terminal?

edite o arquivo /etc/network/interfaces, por exemplo

#vim /etc/network/interfaces

pode usar o nano ou pico no lugar do vim, vai do gosto, e entao coloque as
entradas por exemplo

auto eth1
iface eth1 inet static
        address 192.168.1.x
        netmask 255.255.255.0
        network 192.168.1.0
        broadcast 192.168.1.255

Substitua os valores dos endereços de IP pelos da sua facul e tenta
primeiramente isso pra ver se funciona, lembre-se que se você fizer isso, na
sua casa o DHCP nao vai funcionar.

Flw.