Em Ter, 2008-11-11 às 09:40 -0200, hamacker escreveu:
> Certamente, não fico ofendido.

Que bom, porque em nenhum momento tive sequer a intenção de ser
indelicado. Aliás, embora o script tenha tido este problema, suas dicas
do site são sempre ótimas.

> cat ./ubuntu-perfeito.sh|grep chmod
> e depois
> cat ./ubuntu-perfeito.sh|grep chown
>
> e verás onde o sistema de permissão é aplicado. Resumidamente há
> apenas 5 chown/chmod recursivos :
> worklab:~/minha-distro$ cat ./ubuntu-perfeito.sh|grep chown|grep "\-R"
> chown -R $USER $PASTA_MODELOS/
> chown -R $USER $PASTA_MANUAIS/
> chown -R $USER $PASTA_MANUAIS/
> worklab:~/minha-distro$ cat ./ubuntu-perfeito.sh|grep chmod|grep "\-R"
> chmod -R 2770 $PASTA_MODELOS/
> chmod -R 2700 $PASTA_MANUAIS/

Em meu sistema, por alguma razão, as pastas em questão foram parar no
diretório raiz.

> Eu me surpreendí com o script porque de certa forma, ele supera eu
> realizando o trabalho manualmente, para ser mais direto, o script faz
> melhor do que eu.
>
> Mas cá entre nós, também não me submeteria ao script de outros se não
> houver plena confiança. Num script de mais de 4.000 linhas, quais são
> as chances de um erro fatal desestabilizar um sistema.

As chances existem mais devido ao longo tempo de execucação do script, o
que pode fazer com que outros fatores interfiram. Você já pensou na
possibilidade de fazer o script menos automático? Com cada comando tendo
de ser executado isoladamente? Talvez um parâmetro de execução que
permita ao usuário escolher isso.

> Meus erros cometidos com o script foram :
>
> 1) Instalar componentes do firefox como root, falha grave, muita gente
> ficou com o firefox "zicado" porque a instalação global de componentes
> no firefox não é tão segura quanto imaginei, achei que qualquer
> extensão poderia ser global, mas na verdade, muitas delas foram feitas
> para serem pessoais. Revisei essa parte do script e criei um menu de
> serviços que faz coisas pessoais e dentre elas instalar componentes do
> firefox.

Então, isso explica o primeiro problema que notei, que foi o firefox ter
ficado setuid root. Pelo menos eu acho.

> Honestamente falando, além do que relatei, os problemas de
> desastabilização do colega pode ter sido um problema que "colou" ao
> script, mas o script tá longe de fazer isso que ele disse. Alias, se
> fizesse isso, não seria um script, mas um terrivel trojan.

Na verdade eu não disse que TODOS os problemas que ocorreram foram
causados diretamente pelo Ubuntu Perfeito. Os problemas com a base dados
do apt, por exemplo, ocorreram porque o sistema travou no meio da
execução. Isso só se tornou um problema porque, por alguma razão, o
klogd parou de funcionar e com isso nem o dbus nem o hal nem o
avahi-demon iniciavam, fazendo com que eu ficasse sem acesso ao X e à
rede. Sem X eu não tinha facilidade para obter informação na web, sem
rede eu não tinha como baixar os pacotes que faltavam para reconfigurar
o apt.

Me parece que o ÚNICO problema causado pelo Ubuntu Perfeito foi aplicar
algum chmod errado em algum lugar, impedindo o syslog de funcionar e
bugando todo o sistema. Eu já havia conseguido restabelecer vários dos
serviços problemáticos usando a opção de recuperação de sistema do CD
alternate, mas estava preso na seqüência klogd > dbus > hal >
avahi-daemon.

O Klogd não conseguia iniciar por "permissão negada"
O dbus iniciava, mas não aceitava a conexão do hal
E sem o hal eu não tinha drivers de hardware e nem o avahi-funcionava.

No fim das contas eu percebi que estava gastando mais tempo tentando
consertar do que gastaria se reinstalasse tudo limpo -- e foi o que
acabei fazendo. Se fosse nos meus tempos de desempregado eu teria
gastado dois ou três dias fuçando até descobrir o problema e pôr a
solução aqui para vocês, mas hoje eu sou um cara ocupado e o PC já
deixou de ser hobby para mim e virou ferramenta...

A propósito, o problema de permissões foi tão ferrado que eu tentei
reinstalar o sistema por cima e não consegui, por erros de permissões em
pastas. Tive que formatar para poder instalar do zero.