2008/11/16 Evandro Begati <[EMAIL PROTECTED]>

> eu uso o lame, como o José Geraldo já citou...
>
> OGG é uma boa pedida, os arquivos ficam com menor tamanho comparado com
> MP3... A desvantagem é que muitos MP3 Players e celulares não reconhecem
> este formato...

OOps! Depende do MP3/MP4 e do Celular. Já tive celular que lia numa boa.
Hoje estou com um Sony Walkman que, apesar do pessoal na lista dele jurar de
pés juntos que dá suporte, não consigo tocar ogg nele. Em geral o suporte a
OGG é fácil de ser conseguido em embarcados justamente porque pro pessoal
colocar lá, não precisa de autorização de ninguém e nem pagar royaltes para
isso, além do que o código está disponível na net. É só baixar e usar. Além
disso se o player toca mp3, pode tocar ogg tranquilo, pois as exigências de
hardware são até menores (se bem que o encoder é bem mais guloso nesse
sentido). Acho até que os equipamentos que não dão suporte foi simplesmente
pelo desconhecimento da equipe de desenvolvimento que tal formato existe.
Mas uma coisa é certa: quanto mais recente, mais chances de o formato está
lá. Procura no manual do bicho que você vai ver quais os formatos
suportados. Mas, as vezes, o ogg não tá na lista mas é suportado, como já
aconteceu aqui com o MP4 da minha irmã que tinha uma lista de trocentos
formatos e ogg não tava presente, mas tocava numa boa.

> E outra, em conversão sempre há perda de qualidade, ainda mais de um
> formato
> para outro.
> Reavalie se realmente terá necessidade de converter seus arquivos...

Essa sim é a dica do dia para o colega. Se ele tiver que baixar o bitrate aí
é que vai piorar tudo!

> 2008/11/16 José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>

André Cavalcante
Porto Alegre, RS.
Ubuntu User number # 24370