Bom dia caros amigos

Tenho o Ubuntu 8.10 instalado e configurei há vários dias as teclas de
atalho para navegador web, calculadora, etc e tudo estava funcionando bem,
sem problemas.
Acontece que do nada essas teclas pararam simplesmente de funcionar. Refiz a
configuração em Sistema>Preferências>Atalhos de teclado e nada...as teclas
não funcionam.
Gostaria saber dos amigos o que mais poderá ser feito para que essas teclas
voltem a funcionar. Também dei uma olhada em sistema>Preferências>Teclado e
tudo está em ordem.
Alguém poderia me ajudar a reabilitar essas teclas? Não consegui achar nada
a contento pesquisando o Google.
Um abraço a todos
Prof. Stanley Mulford