Marcelo
Eu tive o mesmo problema e pelas indicações do pessoal da lista resolvi
assim:
Primeiro faça as configurações com IP fixo e tal...
Depois acesse pelo terminal: gedit /etc/network/interfaces  e coloque os
parâmetros (os meus são assim)
- #auto lo
- #iface lo inet looback

iface eth0 inet static
address 10.x.x.x
netmask 255.y.y.y
gateway 10.z.z.z

auto eth0

salve e feche o gedit...
Depois dê o seguinte comando: gedit /etc/resolv.conf e coloque os parâmetros
(se não tiver lá):
#Generated by NetworkManager
nameserver 10.z.z.z

Salve e feche

Tenta reiniciar o micro para ver se está conectando legal!
Espero ter ajudado
Um abraço
Stanley