Em Dom, 2008-12-07 às 10:55 -0200, Nilton Andrade escreveu:
> Eu tenho um notebook acer 3050-1958 com o windows xp instalado em NTFS,
> possuo tambem uma outra partição de 20GB disponível para colocar linux.
> Baxei o ISO do ubuntu 8.10 gravei em cd e quando fui instalar, ao chegar a
> hora de particionar o disco, ele não reconhece as partições, ele pergunta se
> quer que apague todo o disco e fazer o particionamento automatico ou se quer
> fazer o particionamento manual(nesta opção também ele paarece o espaço total
> do HD para que eu possa fazer o particionamento, e as partilçoes windows
> [...]

Nilton,

Pode haver um erro na tabela de partições, dependendo "do que" foi
utilizado para particionar o disco. Havendo erros na tabela, o Ubuntu
não reconhece mesmo e, certamente, seu XP funcionará incorretamente.
Aconselharia a refazer as partições do HD usando o LiveCD do Ubuntu com
o Gparted: Zere o hd ou, se estiver zerado, crie a primeira partição
definindo seu tamanho e formatando-a em NFTS, aplique. Deixe o restante
sem formatação.
Saia do live CD e proceda a instalação do XP, "formatando" novamente a
partição em NFTS (em alguns hds a não formatação pelo XP pode ocasionar
erros durante sua instalação, por via das dúvidas, faça-o).
Depois de instalado o XP, retorne à instalação do Ubuntu, escolhendo a
opção "utilizar espaço livre disponível).

--
Salles (Nethell)
Ubuntu User Number 24389