tente usar o aptitude na hora de remover o programa.

Não sei como o gerenciador de pacotes faz para desistalar, mas sei que o
apt-get não remove corretamente alguns arquivos e isso no futuro causam
problemas.

Ja me aconteceu algo certa vez de não conseguir desistalar um programa e
resolvi na linha de comando com o aptitude(não lembro exatamente os
parametros.) mas deve ser remove ou -r, e -f para forçar mas da uma
olhada com --help.