Oi André!

A versão do Ubuntu, por padrão é o desktop com o gerenciador gráfico GNOME.

A versão servidor é somente o sistema base, sem nenhum gerenciador de
janelas.

Você pode sim implementar o servidor squid no ubunu desktop, sem
problemas...

mas vale lembrar que um servidor deve ter somente o necessário, pois assim
elimina o risco de falhas de execução ou segurança com programas
desnecessários e até mesmo o melhor o uso da memória, uma vez que o servidor
vai ficar por conta de rodar o que ele tem que rodar.

a versão somente servidor pode ser encontrada aqui:
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Obs: em se tratando de servidor, vale a pena usar a versão LTS (LONG TERM
SUPPORT) que lhe dará até 5 anos de atualizações

Qualquer dúvida, só falar :)

Duda Nogueira
Consultor em TI
www.dudanogueira.com.br