Eu montei um server "basico" pra controlar as coisas aqui em casa, já até
postei aqui na lista os serviços que rodo nele. Mas estou usando debian e
não ubuntu. porém, dá no mesmo em qq linux! :D
Mas lá vai denovo:
Serviços rodando em meu server doméstico:

   - DNS Bind - pra resolver nomes mais rapidamente;
   - Firewall com Iptables;
   - Proxy transparente com Squid;
   - Samba pra ser o servidor de arquivos. < comprei um HD so pra o samba,
   pra tudo meu ficar na rede e poder acessar minhas coisas de qq maquina da
   minha casa.
   - Impressoras com o Cups;
   - Cliente No-Ip instalado pra acessar os meus arquivos de qq parte do
   mundo! :D
   - Instalei o Apache e o PHP5 so pra brincar e testar alguns sites que de
   vez em quando eu faço. ;)

Além disso fiz algumas diretivas de segurança como por exemplo mudar a porta
padrão do SSH (isso já evita alguns exploits) não permitir logar como root
diretamente no SSH e sim, logo com um user comum, depois é que posso pular
pra o usuario root, além de usar chave pra conexão SSH e usar port-knoking
;)
Devidos patchs no php e o mesmo rodando em safe-mode;
Algumas regras de iptables bastante cabulosas pra me proteger já que a
maquina fica de cara com a internet o tempo todo ligada! ;)

O legal de ter um servidorzinho doméstico é que vc tem acesso a seus
arquivos a hora que quiser e de onde estiver :D
Tipo, se eu sair com meu noetbook pra casa de algum amigo, assim que plugar
na internet ele ja monta uma pasta no meu desktop, com um compartilhamento
de rede via SSHFS e tenho meus arquivos como se estivesse localmente, Ou
entao usar o Konqueror e no browser digitar
fish://meu-endereço.no-ip.org<http://xn--meu-endereo-v9a.no-ip.org>que
dá no mesmo, daí nao preciso ficar entrando via ssh, e fazendo um scp
pra baixar e nem subir arquivo, pois arrasto com o mouse mesmo :P
Mas se vc possuir notebook e usar windows o ideal é criar um servidorzinho
de FTP pois dá pra fazer a mesma coisa, so muda o protocolo ;)

Bom, precisando de ajuda, grita ae! o/