Se estiver com a aceleração habilitada dá uma lida no README que
acompanha do driver oficial :
http://ati.amd.com/support/drivers/linux/linux-radeon.html
Pois há algumas considerações com o driver.
Ou como teste apenas tente desativar a aceleração e observar se os
problemas somem.

Nem todos precisam aplicar certas personalizacoes, mas talvez seja o seu caso :
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Intrepid_Installation_Guide

[]'s e sucesso.