Em Ter, 2009-01-13 às 15:56 -0200, Maudy Pedrao escreveu:
> O Ubuntu deveria se preocupar com tudo que envolve seu sistema, até mesmo a
> "perfumaria".

Discordo. O ambiente gráfico já é suficientemente customizável. Desde
sua primeira versão, o Breezy, que o marrom alaranjado é a cor do
Ubuntu, é a sua marca, é o que faz qualquer um identificá-lo numa
screenshot ou no PC de um usuário que ainda não o personalizou.

Eu mesmo uso o shiki-colors, retirado do gnome-look.

> Vamos além da cor padrão do Ubuntu (que ao meu ver é pouco amigável)...

Tem outros temas por padrão. Tem gente por aqui que retira alguns dos
pacotes ubuntureiros, altera o tema para clearlooks e fica com um
desktop gnome +- puro.

>  Que
> tal melhorar aquele menu principal? Custa muito vir de fábrica um tema mais
> charmoso, com backgrounds mais inspirados e ícones um pouco menos primários?
> Se bobear, teremos os mesmos ícones de 3 ou 4 anos atrás.

É só instalar os pacotes... uma busca no snaptic e se encontra muita
coisa empacotada. É só instalar.

> Mas você pode mudar o Ubuntu quando quiser!

ponto pra você (apesar de ser ironia sua ;)

>  Mas que o default dele é feio,
> isso é. Senão, poucos mudariam ele, em casa...

concordo contigo nisto. mas é apenas a aplicação do tema Human por cima
do clearlooks padrãozão do gnome. Logo a culpa é do gnome que não ser
preocupa com design e não do ubuntu.

> Para mim, o tema default (não
> estou questionando os efeitos compiz) é como pantufas: você até usa em casa,
> mas dá uma vergonha de sair com ele...

Depende. Salvo raros momentos, uso o tema padrão. Mesmo agora, usando o
shiki-colors, que é a melhor coleção de temas que eu já vi, já fico me
coçando todo para mudar par o Human. Penso que isto é questão de
adaptação; o primeiro que converti, por exemplo, só mudou de tema quando
passou a usar o ubuntu studio. E eu não me sinto envergonhado com o
Human, não.

João.