Hugo....
putz...besteira minha....vc tem que usar o /dev/cdrom0(dev/hda) ou
/dev/cdrom1(/dev/hdb)
alias, eu nao uso ubuntu, e acho que o ubuntu nao usa essa denominaçao para
os drives, se nao me engano o ubuntu usa /dev/media0 & /dev/media1
tente isso ai!
para saber qual o device, vc pode por um cd na bandeija e depois usar o
mesmo comando (df -h)[nao precisa ser como root] para descobrir.No meu caso
aqui, aparece:
/dev/hdb             1020M 1020M     0 100% /media/NIEUW
Acho que vc pode usar tanto como /dev/mediaX como /dev/hdX.
Mas para fazer backup de dvd, ja ja tentou o dvdbackup??
Deve haver nos repositorios ubuntu.
No debian ha:
~# aptitude search dvdbackup
p   dvdbackup                       - tool to rip DVD's from the command
line