>Onilton, grato pelas dicas, mas... Te pergunto como editar isto, pois
>quando clico nas propriedades abre um bloco de texto praticamente vazio,
>sem nenhum campo com informações editáveis.

Estranho. Tem certeza? Bom eu clico com o botão de direito do mouse, daí eu
clico em Propriedades (atenção não é Editar menu). Lá tem um edit box que
você pode colocar o nome que quiser.

>Tudo é aceitável :) mas desculpe-me, não entendi: Seria readicionar na
>barra o "aplicações" e "locais"?

Sim, essa era um coisa a ser experimentada, adicionar os mesmos applets sem
deletar os applets que vc já tem (vá por mim, se você deletar o aplicações
vai ser chato fazer um igualzinho a ele) e ver se eles vem em português.

>PS: Estou realizando testes com o Xubuntu para fins de instalação em
>máquinas mais leves, quero doa-las com tudo em português já que a turma
>não domina o inglês e, até por questão de bom censo, fica estranho
>mandar um sistema com dois idiomas.

Poisé, essa máquina que eu tenho ele instalado é meio antiga também, usamos
como servidor de impressão, mas coloquei a interface gráfica (xfce=leve)
para caso alguém quisesse usar o próprio computador para imprimir algo no
pendrive e etc.  :)