2009/1/29 Carlos Eduardo Mattos da Cruz <cadunicom...@gmail.com>

> Estava pesquisando uma solução para isto, e deparei com o Webmin (
> http://www.webmin.com/ ), na minha visão bem leiga me pareceu uma gerência
> de servidores linux bem abrangente, que resolveria coisas cotidianas, a
> minha proposta seria implantar como default no ubuntu server, assim
> profissionais de TI que quisessem começar com ela teriam esta opção já
> disponível no CD.

Carlos Eduardo, primeiramente parabéns pela preocupação em tentar ajudar a
melhorar o Ubuntu e parabéns também por estar buscando conhecer novas
tecnologias. Agora em relação a sua sugestão vou colocar minha opinião.
Realmente o Webmin é uma boa solução pra quem busca um gerenciamento mais
"gráfico" de alguns serviços GNU/Linux, eu utilizo em alguns casos e
recomendo. Não sei o quando você conhece de GNU/Linux ou mais
especificamente de Ubuntu, mas instalar o Webmin no Ubuntu Server é muito
muito simples, basta utilizar o apt-get e tudo já vem funcionando
maravilhosamente! Tendo em vista essa caracteristica, eu discordo de você
quando a já vir instalado por padrão. Creio eu que é muito mais inteligente
que a opção de instalação do Webmin não venha por padrão e quem decidir usar
a instale facilmente através do apt-get(ou aptitude) do que você ter que
desinstalar caso você não utilize! Sabemos que muita gente não utiliza e ter
que desinstalar é uma coisa "esquisita" e deixar instalado e não usar além
de desperdício de recurso é uma preocupação a mais em segurança. Se a
instalação do Webmin fosse algo bem complicado, que exigisse compilação e
configurações diversas concordaria em sugerir a criação de um pacote pois
nem todos querem personalizar muito o webmin. Muitos querem todas as opções
que ele venha. Mas vir instalado por padrão eu não acho muito interessante.
Sei que a comparação não vai fazer muito sentido pq estamos falando de uma
ferramenta de configuração e não de um serviço em si, mas imagina se além do
Webmin vários outros programas já viessem instalados e tivessemos sempre que
ficar desinstalando para chegar na configuração que desejamos.. seria bem
ruim... bem, pelo menos pra mim seria.
De uma procurada sobre como instlar o webmin no Ubuntu Server que você verá
que é muito simples! Uma sugestão é começar por aqui:
http://www.ubuntugeek.com/ubuntu-serverinstall-gui-and-webmin-in-ubuntu-810-intrepid-ibex-guide.html

um abraço e boa sorte.
--
Danilo G. Magrini