Peraí.. esse e-mail tá meio bagunçado. São duas perguntas na verdade né? Se
sim vou tentar responde-las logo abaixo.

2009/1/30 Marcelo Silva <marc...@ig.com.br>

> Pessoal tem como saber qual comando foi executado por exemplo quando se
> clica em um determinado item do menu...

Eu só conheço pelo Terminal (Console). Digite:

ps aux

vai aparecer uma lista de tudo o que está sendo executado. Procure o comando
que você quer que você terá todas as opções. Como não sei seu nível de
conhecimento no Ubuntu eu vou tentar ser mais prático. Vou pegar como
exemplo o Cliente do Terminal Server que fica no menu Internet. Executei o
aplicativo, cliquei nas opções que eu queria e cliquei em Conectar! Pronto
tava lá meu programa em execução. Para saber qual o comando que o Item do
menu executa ao clico o botão direito no menu Aplicativos e seleciono Editar
menus. Dentro da tela que abrir eu procuro o item de menu Internet e Cliente
do Terminal Server. Seleciono e clico em Propriedade aí na opção Comando eu
vejo o nome do programa que ele executa... no meu caso tsclient. A partir
daí eu abro a tela do terminal (console) e digito o ps aux, procuro por
tsclient e vejo os possiveis parâmetros que ele executou. Nesse meu exemplo
especifico o tsclient ainda chama por baixo o rdesktop e o rdesktop recebe
diversos parametros que aparece logo abaixo do tsclient.

> Tipo queria saber qual comando é executado quando se clica no menu do botao
> direito do mouse pra organizar os icones..

Isso eu não sei.

> Tem uma funcao no Windows que eu acho muito boa... que é a organizacao dos
> icones automaticamente.. e isso nao tem no Ubuntu... só alinhamento.

Qual a diferença?

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com