2009/2/4 André R. Graça <argr...@gmail.com>:
> Olá Pessoal, tudo blz com todos?
>
> Comprei o roteador wireless indicado no assunto e tou com algumas
> dúvidas e peço a ajuda de vcs...
>
> No meu Ubuntu 8.10 64bites uso um modem adsl,  aquele que a Telefonica
> manda pra gente para usar o Speedy, configurado através do "ppoeconf",
> que nunca tive problemas pra conectar, fazendo a conexão direto qdo eu
> inicio o sistema...
>
> Quero saber se pra usar o D-Link DI524 é só espetar no micro e deixar
> o Ubuntu fazer o resto? Preciso rodar o ppoeconf novamente ou algum
> outro comando?

Se é um roteador, você não tem de pedir para o Ubuntu discar e usar
pppoe. Você deve configurar o roteador com seus dados para que ele
estabeleça a conexão com a telefônica.

> Vou usar  a conexão wireless do roteador pra compartilhar a banda
> larga com um laptop com Windows Vista... É só configurar o notebook
> pra acessar a rede e, no Ubuntu mexer com as configurações de rede, ou
> tem algum curinga nessa manga?

Não tem curinga não. Vai depender de COMO você vai configurar o
roteador. Existem 3 opções:
1) Configuração Mamãe: você não configura nada, de forma que é só
ligar os micros e começar a navegar. Seus vizinhos agradecerão...

2) Configuração Papai: você configura uma senha para login na hora de
conectar. Só o Ricardão vai agradecer!

3) Configuração PitBull: você gera um certificado wpa e uma
contrachave num pendrive. Daí para conectar, além do login e senha,
tem de estar com o pendrive espetado para que a contrachave seja
validada. Quem tentar entrar ...

> Deu praver que sou meio analfa nesse negócio, né!

Não tem mistério. O roteador tem uma página visível pelo browser que
você entra e configura como quiser, é bem intuitivo. Se tiver dúvidas,
no google tem bastante tutorial.