Caros amigos:

Quando fiz o post, não tinha, inicialmente, a ideia de que os amigos se
disponibilizassem para a criação de um software destinado à área contábil.

O que pedi, revejam o post, foi: 1) pressão nas autoridades para liberação de
programas oficiais para a utilização no linux e 2) Se alguém conhecessem
programas de livros fiscais, folha de pagamento e de contabilidade, que me
indicassem onde encontrá-los. Em suma foi isso que pretendi.

Os colegas de lista, prontamente se disponibilizaram a elaborar um programa
para contabilidade.

Ocorre, amigo, que programs detinados à área contábil, são pogramas compléxos e
que demandam muito estudo e pesquisa, além de constante atualização legislativa
do programadar.

Creiam, a contabilidade é um compléxo de operações que devem redundar no
fechamento do Balanço Patrimonial das empresas.

Para que se possa elaborar um programa desse, o programador deve, também,
compreender o qué é contbilidade, saber o que é DÉBITO E CRÉDITO contábeis.

Essas operações de DEBITAR E CREDITAR contabilmente seguem toda uma ordenação
de princípios contábeis, diferenciando-se, por exemplo, dos débitos e créditos
de um extrato bancário.

Assim, a confecção de programas destinados à área contabil devem observar as
diversas mudanças legislativas.

Observem que uma empresa tem basicamente 3 setores principais: setor contábil,
setor fiscal e setor de pessoal (não falo em RH, que é outro assunto).

Cada um desses setores seguem regramentos legislativos diferentes.

Por isso, para que uma empresa funcione adequadamente, ela tem que ter esses 3
setores alinhados pois eles desdobram-se no resultado patrimonial final da
empresa.

Eu disse tudo isso, justamente por concordar com o Evandro: programas
destinados à área da contabilidade devem ter manutenção constante,
principalmente nas de pessoal e fiscal.

Agora, falando diretamente ao Salles: qualquer programa contábil, fiscal ou de
folha de pagamente tem que ser multi-usuário, porque quem mais se utilazam
desses programas são ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS, que na maioria das vezes possuem
muitos cliente e a instalação de programas em cada um deles torma-se
operacionalmente inviavável.

No meu caso, Salles, tenho cerca 45 clientes, localizados em 6 cidades
diferente. Muitos dele não tem a intenção de contratar lguém para realizar as
operações dentro de suas empresa (microempresas e empresas de pequeno porte,
diga-se de passagem), pois pagam alguém para fazer isso.

Por isso tudo amigos, agradeço a presteza de vocês e não destimulo-os. Podem
contar comigo para qualquer coisa que precisarem.

Um abraço a todos

Edison