X = 1 ou 2

Bom pessoal vi que tem muita gente tentando instalar o modem GPRS ONDA N101E
e tem muita gente que não conseguiu, um tempo atraz recomendei um site mas a
grande maioria não conseguiu instalar.

Então vou publicar aqui uma forma que resolve o problema do famigerado:

PASSO 1
Bom para ter certeza que o modem é o mesmo basta dar o comando lsusb

lsusb ( o modem identificado como Cygnal Integrated Products, Inc. CP210x
Composite Device )
Bus 004 Device 002: ID 10c4:ea60 Cygnal Integrated Products, Inc. CP210x
Composite Device
No meu caso em Bus 004. ou ttyUSB0 ou seja na hora de escolher a porta do
modem basta apontar para /dev/ttyUSB0 "zero" não "o"

PASSO 2 Hardware ( verificar se é compatível com o CP210x)

lsusb -v ( a parte que compete )
Bus 004 Device 002: ID 10c4:ea60 Cygnal Integrated Products, Inc. CP210x
Composite Device
Device Descriptor:
  bLength                18
  bDescriptorType         1
  bcdUSB               1.10
  bDeviceClass            0 (Defined at Interface level)
  bDeviceSubClass         0
  bDeviceProtocol         0
  bMaxPacketSize0        64
  idVendor           0x10c4 Cygnal Integrated Products, Inc.
  idProduct          0xea60 CP210x Composite Device
  bcdDevice            1.00
  iManufacturer           1 Silicon Labs
  iProduct                2 USB to UART Bridge Controller
  iSerial                 3 0001
  bNumConfigurations      1
  Configuration Descriptor:
    bLength                 9
    bDescriptorType         2
    wTotalLength           32
    bNumInterfaces          1
    bConfigurationValue     1
    iConfiguration          0
    bmAttributes         0x80
      (Bus Powered)
    MaxPower              100mA
    Interface Descriptor:
      bLength                 9
      bDescriptorType         4
      bInterfaceNumber        0
      bAlternateSetting       0
      bNumEndpoints           2
      bInterfaceClass       255 Vendor Specific Class
      bInterfaceSubClass      0
      bInterfaceProtocol      0
      iInterface              2 USB to UART Bridge Controller
      Endpoint Descriptor:
        bLength                 7
        bDescriptorType         5
        bEndpointAddress     0x81  EP 1 IN
        bmAttributes            2
          Transfer Type            Bulk
          Synch Type               None
          Usage Type               Data
        wMaxPacketSize     0x0040  1x 64 bytes
        bInterval               0
      Endpoint Descriptor:
        bLength                 7
        bDescriptorType         5
        bEndpointAddress     0x01  EP 1 OUT
[...]
Device Status:     0x0000
  (Bus Powered)

PASSO 3 Conforme alguns forums da internet é bom identificar se o seu linux
possui a seguinte linha com comando dmesg
dmesg | grep cp2
[   16.001887] usbserial: USB Serial support registered for cp2101
[   16.003378] cp2101 4-1:1.0: cp2101 converter detected
[   16.261107] usb 4-1: cp2101 converter now attached to ttyUSB0
[   16.261162] usbcore: registered new interface driver cp2101
[   16.261169] cp2101: Silicon Labs CP2101/CP2102 RS232 serial adaptor
driver v0.07

PASSO 3.1
Caso a resposta não seja parecida favor visitar a fonte abaixo, pois talvez
seja necessário acrescentar um patch no kernel
Fonte 1 ( patch como fazer)
http://www.etheus.net/CP210x_Linux_Driver

Fonte 2: ( informações )
http://ftp.gnu.org/tmp/linux-libre-fsf2_2.6.28/linux-2.6.28/log.txt

PASSO 4 Configurar acesso usando o pppd
No meu caso utilize o configurador em modo texto do pppd como se fosse um
dial-up tradicional.
Criar uma nova conexão,
por o nome do provedor, exemeplo tim
telefone como sendo,*99***1#
velocidade da porta 23400
Deixar a opção de rota como está no configurador
Porta do modem /dev/ttyUSB0
senha do tipo PAP e claro a mesma coisa que o login neste exemplo tim

 Para conectar dentro da pasta cd /etc/ppp/peers/ aqui vai ser gerado um
arquivo com o nome do provedor criado anteriormente
digitar pppd call arquivo_gerado_pelo_configurador

configuração sugerida (meu caso) para DNS /etc/resolv.conf
nameserver 189.40.224.5
nameserver 10.223.246.102
rota padrão pode ser verificada dando ifconfig e usando o ip do de PAP
diposnível na internface ppp0 que no meu caso foi 10.0.0.1

comandos de auxílio, caso necessário se vc alterou algo na roda no
configurador do pppd:
route del default, apaga rota padrão
route add default gw IP, adiciona a rota padrão.

E pronto vai fundo que conecta.

--
[]'s
Alex