China, não duvido que existam, apenas disse que nunca tinha ouvido falar.
Nunca trabalhei com ou pesquisei sobre máquinas de alta performance, assim
como nunca pesquisei sobre sistemas embutidos, grid, DB, etc... Mas já que
estamos falando disso, por favor, me diga que máquina é essa? Assim posso
conhecer coisas novas, aprender mais, etc.

Ednei, essa questão com os 64bits é real? Não está valendo a pena ainda? Eu
estava até pouco tempo atrás com um Ubuntu 64 na minha máquina e rodava que
era uma beleza, mas como não estava usando nada pesado... As infos da Zalman
360 APS estam
aqui<http://www.boadica.com.br/preco.asp?ord=P&ClasseProdutoX=8&CodCategoriaX=44&XF=1310>e
aqui <http://www.zalman.co.kr/ENG/product/Product_Read.asp?idx=41> e
aqui<http://www.guiadohardware.net/comunidade/w0100ru-fontes/861890/>(boadica
e site da zalman e forum do clube do hardware, respectivamente).

Salles, só encontrei uma memória com pente de 4Gb (Kingston
KVR667D2D4F5/4G)no Boadica e está custando R$ 680,00, portanto
proibitivo por enquanto...
Então ou eu uso 3 pentes de 2Gb, deixando um livre, ou uso os 4 bancos e
fico com 8Gb. (Mas isso SE valer a pena usar um Ubuntu 64bits...)

Eu estou com outra dúvida... Andei procurando mais um pouco e vi algumas
críticas aos processadores de 3 e 4 núcleos da AMD. O Clube do Hardware fez
um teste em junho passado
(link<http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1514/2>)
e verificou que os da intel davam um banho neles. Essa informação também
passou aqui pela lista Ubuntu-br (post 30/08/08 "Dica para Computador") e eu
fiquei na dúvida se devo investir num AMD ou Intel, 2 ou 4 núcleos...
Adiantando o resultado dos testes do CH, ( Core 2 Duo E8400 por R$ 532,00, o
Core 2 Quad Q6600 por R$ 678,00 , o Phenom X3 8750 por R$ 356,00 [preço do
8650] e o Phenom X4 9550 por R$ 408,00) os de 4 e 3 núcleos só foram
melhores em renderização, em todos os outros testes os Phenom X3 e X4
ficaram abaixo até do Core 2 Duo. Enquanto
nesse<http://www.cpubenchmark.net/common_cpus.html>benchmark de CPUs
vemos bons resultados dos Phenoms.

Por um lado, os 4 núcleos da Intel são 270 reais mais caro, já uma placa-mãe
com vídeo offboard, sairia cerca de 80 reais mais barata (a placa é somente
um pouco inferior que a pro AMD). Ou seja, uma diferença "real" de 190 reais
pelos 22 pontos percentuais que esses procs receberam no benchmark
supracitado.

Daí a minha dúvida, invisto em AMD ou INTEL? Pelo que entendi, se tenho a
grana devo investir em Intel.

Novamente agradeço o apoio de vocês,
Marcos