Peço realmente desculpas pela falta de atenção! =)
Isso mesmo. Estou com problemas na placa de som, desde a semana passada...
já enviei e-mail aqui para a lista, mas ninguém ajudou. Alguns amigos não
conseguiram resolver também.
Eu seu que, quando rodo o comando aplay -l, a resposta é algo como: "placa
de som não encontrada"...
Já fiz isso que você recomendou, mas ele dá alguma mensagem de erro, dizendo
que não localizou o som.

Já tentei instalar um driver alsa-driver-algumacoisa que tem em vários
tutorias na net, mas quando rodo o make ele dá um erro que não consegui
resolver também. Então, só me resta ficar sem som por um tempo, ou
reinstalar o ubuntu depois (porque o som funcionava antes).

Se puder ajudar, posso colocar mais detalhes sobre o problema depois.

Agradeço a resposta!