2009/2/16 Nilson Chagas <nilson.chagas.si...@gmail.com>

> Por um motivo ou outro, só consigo a tecla do apocalipse, CTRL+ALT+F2.
>
> Mas ao sair para linha de comando, não tenho a menor noção de como listar
> as
> tarefas que estão sendo executadas e como finalizar elas, e depois voltar
> para o modo grafico.
>
> Como não sei fazer isto, o unico comando que me resolve é o reboot.

Então vai uma aula, Nilson!

Para listar os processos (mesmo no outro sistema, o nome correto é este),
use o comando ps. Mas o comando ps sozinho não mostra muita coisa, então é
necessário passar uns parâmetros para ele.

Use o "ps aux" (sim, no ps não precisa passar o hífen pros parâmetros) para
mostrar todos os processos de todos os usuários. A primeira coluna vai ser o
nome do usuário que é o dono do processo, a segunda vai sero PID do processo
e a última é o comando que chamou o processo. O PID é a informação
importante.

Se você iniciou o processo, o "ps ax" tem menos informações e é mais fácil
de visualizar. Neste caso o PID fica na primeira coluna.

Para procurar um processo específico, use o comando grep para filtrar:

ps ax | grep firefox

Ele vai mostrar apenas o firefox.

Para terminar o processo, use o comando kill:

kill -15 <PID> (ele vai mandar o sinal 15, que termina o processo de maneira
elegante).

Se não funcionar, use o -9:
kill -9 <PID> (o -9 é bruto, e deve ser usado apenas em último caso, pois
ele VAI causar perda de tudo o que não foi salvo).

Tem também o killall, onde você passa o nome do comando. Nem sempre é tão
útil: o amsn não fica chamado "amsn" nos processos.

killall firefox

Para voltar pro gráfico, use o Alt+F7, ou F8 ou F9, vai tentando.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com