2009/2/17 Cristiano Machado <adorador.cristi...@gmail.com>

> Saudações Galera ...
>
> Tenho uma duvida sobre o assunto colocado no titulo...
>
> eu trabalho numa empresa com rede windows, apenas o meu micro é linux, e
> não
> é autenticado na rede ...
>
> coloquei duas pastas compartilhadas, clicando com o botão direito e indo em
> "Opções de Compartilhamento"
>
> habilitei as opções: "Compartilhar esta pasta" e "Permitir que outras
> pessoas escrevam nesta pasta"
>
> só que quando outras pessoas tentam acessar estas pastas, o windows abre a
> [...]

Bem assim de sopetão eu diria que está errando em não conhecer o sistema de
permissões do linux, mas vamos tentar mastigar seu problema. Veja se seu
objetivo é apenas compartilhar e todo podem acessar e fazer o que quiser,
basta você ativar a última opção para permitir acesso anônimo a esta pasta,
assim ninguém precisará de nenhum tipo de autorização para acessar. Agora se
você só quer permitir acessos autenticados aí sim terá que deixar essa opção
desmarcada e deixar marcada somente a permissão de pessoas escreverem na
pasta (alias essse termo "pasta" apesar de usado nas traduções do Ubuntu não
é muito legal pra Linux, pra mim linux tem diretórios e não pastas). Bem,
continuando, se você não permitiu acesso anônimo então as pessoas terão que
se autenticar para acessar a pasta e isso significa que ela deverá informar
ao sistema quem ela é... aqui já entra um problema... eu não fui a fundo no
estudo do "usershare" então eu não sei que tipo de autenticação ele usa,
pois a gente tem dois tipos a autenticação feita pelo samba e outra feita
pelo Linux. Se por acaso a autenticação que ele usa for do samba então você
terá que adicionar os usuários autorizados no samba (veja como fazer isso
pesquisando em algum site de busca), agora se ele usar a autenticação do
Linux você só deverá criar usuário no próprio Linux ou usar os que já
existem. Passando pela fase da autenticação você ainda tem que passar pela
fase da autorização que também são duas etapas: a autorização que o samba te
concede e a que o linux te concede. Como assim? Se por exemplo você usa um
usuario chamado "godines", o serviço samba vai verificar se esse usuário tem
permissão (nas configurações do samba) de acessar o compartilhamento em
questão .. bem isso se a autorização do "usershare" passar pelo samba. Uma
vez autorizado o acesso pelo samba ele já pode acessar o recurso
compartilhado, porém se esse diretório ou arquivo compartilhado tiver um
acesso restrito para o usuário "godines" então você não vai conseguir
acessar. Um exemplo seria o diretório ter as permissões drwx------ e
dono/grupo "root root", mesmo autorizado pelo samba ele teria que ser
autorizado pelo Linux. É... é bem complexa essa parte do samba sim, mas nada
que uma leitura atenta de como funciona não resolva! ;)

boa sorte.

--
Danilo G. Magrini
danilo.magrini (AT) gmail (DOT) com