2009/2/28 Peter Parker <peter.parker...@gmail.com>:

> Desculpe não poder ajudar, ou por não saber programar, ou por não ter
> tempo, ou por ser um simples usuário folgado que só sabe apontar
> falhas.

Todo mundo arranja tempo para tudo, por que não para desenrolar seus
proprios carretéis?

> Na boa, nós sabemos das limitações do SO e quase todas elas são culpa
> dos fabricantes que não abrem o código ou de empresas de software
> comercial que não lançam versões nativas para linux.

Conversa para boi dormir. É verdade que o paradigma proprietário ainda
atrapalha o desenvolvimento de controladores para hardware no Linux,
mas se isso fosse o problema majoritário não teríamos controladores
para nada! Antes mesmo de as empresas fabricantes de hardware
começarem a abrir suas especificações a comunidade já desenrolava a
criação de controladores.

> Acredito que quando reclamamos que não funciona, é porque queremos a
> melhoria do sistema, caso contrário seria melhor permanecermos no
> Windows e não dar murros em ponta de faca no linux.

Concordo, mas não adianta reclamar apenas. Propor soluções é o mais importante.

> Meu notebook Acer tem uma placa wireless que funcionado nativamente no
> linux usando o drive madwifi-hal, porém no mandriva a configuração é
> automática e no ubuntu não. Tentei usar o dkms no ubuntu como no
> mandriva e mandei até uma dica pra lista, mas não consegui implementar
> e realmente a culpa é minha, pois se funciona em um mandriva, por que
> não no ubuntu?

Quer que sua placa funcione nativamente no Ubuntu? Experimente enviar
sua sugestão na forma de blueprint no Launchpad, ou no Ubuntu
Brainstorm. Você não precisa ser um kernel hacker para enviar
sugestões, basta apenas escrever. E se o inglês é um problema, peça a
ajuda de alguém que possa traduzir para você.

> Mesmo assim, não se pode condenar quem não tem conhecimento para
> correções, pois também é muito importante no processo quem aponta o
> erro e não quem apenas corrige, somos uma comunidade e não rivais.

Repito, apontar o erro é fácil, buscar uma solução é que são elas.

> Por falar nisso, meu problema com o wireless acredito que deva se
> resolver na próxima versão do ubuntu, vou aguardar sem reclamar pra
> não incomodar ninguém que está muito ocupado resolvendo os seus
> próprios problemas.

Faz bem. E se não vier resolvido (minha placa RTL8187B tem suporte
nativo no kernel do Intrepid e continua uma droga), procure resolver
por si, e não esperar o bolo pronto.

> Desculpem o desabafo.

Não por isso.

João.