2009/3/2 Xisberto <xisbe...@gmail.com>

> Só vai pelo terminal.
> cd /ate/onde/foi/baixado/
>
> Permissão de execução:
> chmod +x IRPFJava2006linuxv1.0.bin
>
> Executa:
> ./IRPFJava2006linuxv1.0.bin
>
> O instalador é gráfico.

Aceita uma crítica construtiva? E nem é exclusivamente pra você Xisberto, é
para todos que querem que o Ubuntu, ou até mesmo o GNU/Linux possa ser
utilizado por pessoas "comuns". Assim como eu, várias outras pessoas
utilizam o linux desde épocas antigas onde interface gráfica era luxo para
pouco e aparentemente o Xisberto é um desses, então para esse tipo de
pessoas eu faço a seguinte crítica construtiva: que tal se a partir de
perguntas desse tipo nós começassemos a responder como fazer de forma
visual, que é o que a nova geração quer de um SO. Dar permissão de execução
para um arquivo no Ubuntu (mais especificamente no Gnome) é muito simples:

1) clique da direita no arquivo
2) selecione "Propriedades"
3) selecione a aba "Permissões
4) marque a opção "Permitir execução do arquivo como um programa"
5) clique "Fechar"
6) Duplo clique no arquivo para executá-lo.

Comecei a perceber que é isso que deixa o novo usuário a vontade no SO. Uma
vez uma pessoa perguntou como ele compartilhava uma pasta no Ubuntu e
recebeu um link que ensinava a configurar um Samba. Eu entrei e expliquei
que bastava um clique da direita na pasta e compartilhar, sendo que se a
máquina estivesse na internet os pacotes necessários seriam baixados
automaticamente. Se vocês soubessem o tanto de gente que ficou abismado com
essa forma de compartilhar... eu fiquei intrigado. E a propósito, não é uma
funcionalidade do Ubuntu e sim uma nova opção do Samba. Claro que a
Canonical lapidou e fez baixar os pacotes "automagicamente" que é lindo, mas
no mais é puro samba e gnome, ou seja, funciona em qualquer distribuição.
Outra coisa que tenho feito também é explicar como instalar pacotes e
configurar novos repositórios sempre utilizando a interface gráfica (ou
seja, o Synaptic). O pessoal fica doido também de conseguir instalar coisas
sem ter que abrir um terminal e digitar: sudo apt-get install, pois por mais
fácil que seja, a galera prefere fazer tudo visualmente!
Confesso que eu sempre preferi usar o terminal, eu configurava rede editando
o arquivo "interfaces", eu instalava programas usando o "apt-get", eu
editava arquivos usando o "vi", eu dava e removia permissões usando o "chown
e chmod", etc etc... mas atualmente eu tenho me forçado a usar isso
graficamente e estou gostando do resultado que estou tendo quando eu repasso
a informação para aqueles que esperam abrir um terminal e acabam numa
interface gráfica. Já viu o rosto de uma pessoa que nunca viu o mar e da de
cara com ele? Pois é, ensinar fazer graficamente algo que esperam que seja
pelo terminal causa a mesma cara! =) huahuahua é bem legal de ver...

sucesso a todos.