2009/3/23 Jean Pierre Jochen <jeanjoc...@gmail.com>

> o java eu baixei do site da sun, e segui as instruções do site mesmo.
>
> quando tentei instalar no diretório usr/local eu usei o comando  su antes
> para poder dar o chmod +x

Será que ainda há algum resquício das tentativas anteriores? O ideal é você
apagar qualquer coisa que ainda reste e instalar novamente. Basta dar
permissão +x e executar o instalador com o seu usuário sem sudo ou su.

E quando ao java, o ubuntu tem os pacotes dele em parceria com a sun
(sun-java6-jre, sun-java6-jdk, sun-java6-plugin) que são melhor de manter
por conta das atualizações.

Outra coisa a notar é se você tiver mais de uma versão instalada. Verifique
com
$ java -version

 que versão você está usando e configure com

$ sudo update-alternatives -config java

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com