Olá Gabriel,

Acho que a tendência é trabalharmos cada vez mais com a Internet. Por isso,
acredito que deve-se incluir em cursos de inclusão digital noções em
segurança da informação (falar para a garotada para não deixar o seu orkut
aberto para todo mundo; não abrir aquivos anexados em e-mails de pessoas
desconhecidas; a importância do sigilo de senhas de sistemas; os cuidados
para criar uma senha; não acessar sites bancários em cyber cafés; e etc).

Abaixo seguem alguns links para conseguir informações sobre segurança da
informação que poderias utilizar no teu curso:
    Cartilha de segurança para a Internet: http://cartilha.cert.br/
    Vídeos interessantes sobre segurança: http://www.antispam.br/videos/ (só
esses vídeos já fornecem uma idéia bem básica sobre o assunto).

O pessoal de Niterói tem uma página com um material (apostilas e planos de
aula) muito bom para treinamento em BrOffice.org e Internet:
http://www.telecentro.niteroi.rj.gov.br/

No site da professora Fátima Conti há bastante informação sobre
BrOffice.org, Internet, Firefox e muitos outros aplicativos:
http://www.ufpa.br/dicas/

Publiquei algumas dicas (cortar figuras, páginas em branco e outros) sobre
BrOffice.org no meu blog: http://francival.wordpress.com/ (talvez possa
aproveitar alguma coisa).

Já ministrei alguns treinamentos de inclusão digital e sempre tento passar a
idéia que todos os editores de texto, ou planilha, ou apresentação, ou
navegadores, ou sistemas operacionais (sejam proprietários ou Livres) tem
quase sempre a mesma forma de funcionamento. Portanto, muito do que eles
aprendem no curso será utilizado em outros
programas/sistemas/aplicativos/ferramentas que eles irão trabalhar em suas
vidas profissionais, como por exemplo, salvar um arquivo; pesquisar e
substituir; aumentar/diminuir/ uma fonte. Acho que é interessante que os
alunos entendam que usamos um editor de textos para escrever um documento e
que todos os editores de texto têm um comportamento muito parecido, logo se
eles aprenderem bem o BrOffice.org, eles não terão grandes dificuldades para
aprenderem MsOffice, GoogleDocs ou KOffice, pois as funcionalidades são bem
parecidas.O mesmo vale para os sistemas operacionais e navegadores web. Em
um projeto que participei recentemente alguns alunos conseguiram ter essa
visão. Ensinamos o BrOffice.org. Depois de um tempo descobri o Google Docs e
apenas mostrei para alguns. Eles aprenderam a trabalhar com o GoogleDocs
sozinhos. Hoje fazem os seus trabalhos de aula nele. Detalhe: a maioria
desses alunos não tem computadores em casa, além de serem de baixa renda.
Não preciso nem dizer que fiquei muito orgulhoso deles :-D.

É isso! Desculpa, se "falei" muito.

Boa sorte no curso e inté +
--
Francival Lima