Pessoal. A algum tempo utilizo somente Ubuntu como sistema operacional no
meu computador. Ele passou por umas duas atualizações de versão da
distribuição e desde meses até algumas horas atrás eu estava usando a versão
8.04, hardy heron. Minha irmã tem um notebook com Windows XP, e
ocasionalmente conectavamos em rede para trocar arquivos e compartilhar a
internet (a Internet é ligada por uma placa de rede no meu computador, e
outra placa de rede era usada para se conectar ao computador com windows).
Desta vez, preferi instalar o 8.10 do zero, e então movi meus arquivos e
formatei a partição que estava instalado o sistema. Surpresa a minha que ao
clicar em Rede não aparece nada! E depois de algumas atualizações ao tentar
entrar em rede aparece "Failed to retrieve share list from server".

O IP era dinâmico, mas tentei mudar para IP Fixo para ver se resolvia, ip,
mas não sei se configurei certo

mascara de sub rede e gateway respectivamente 192.168.0.1, 255.255.255.0 e
branco, na minha maquina, e na dela que acessaria internet pela minha:
192.168.0.2, 255.255.255.0, e gateway com meu ip 192.168.0.1

continuo sem troca de arquivos e compartilhamento

Alguma dica?