> Bom dia Felipe.
> Começamos a ter mais informações...
> Bem, é o seguinte:
> 1: a internet so vai funcionar na placa on-board porque provavelmente,
> esta placa esta cadastrada no servidor da virtua, portanto nao adianta
> colocar a eth1 pra tentar usar a Internet.

Na verdade a eth1 é a onboard! por algum motivo a offboard foi numerada como
eth0. Mas tudo bem se a offboard não funcionar a internet, seria apenas uma
configuração alternativa. Eu preciso que qualquer coisa funcione na eth0
(off-board) porque na eth1 qualquer coisa funciona! (Na eth0 só funciona
rede na versão anterior do ubuntu, mesmo em live cd)

> Os provedores de TV a cabo cadastram as mac dos computadores em seus
> sistemas, para permitir ou bloquear os acessos, devido a este motivo nao
> funciona mesmo.

Faz sentido, mas tenho quase certeza que no windows funcionava as duas...
quando minha irmã voltar com o notebook vou testar ligar direto no micro
dela para ver se consigo conectar. Mas como disse, não tem problema pra mim,
desde que eu consiga a rede funcionar no eth0 (off board) na versão 8.10 do
ubuntu.

Voce ja tentou colocar o endereço ip na placa ETH1 e usar ela como rede
> local e nao conexão de Internet?

Já tentei as duas configurações em duas versões do ubuntu (incluindo live
cds):

Internet na onboard (eth1) e rede na offboard (eth0): Ubuntu 8.10 só
funciona internet (não a rede na eth0), mesmo live cd, não pinga rede.
Ubuntu 8.04 (mesmo live cd) funciona tudo, na verdade já usava essas
configurações antes do 8.04
Internet na offboard (eth0), e rede na onboard (eth1): Ubuntu 8.10 ou 8.04
só funciona rede (não a internet na eth0), consigo pingar outro computador e
vice-versa, talvez  a internet não funcione pela questão que vocês falaram.

Reparem que na verdade meu foco principal (também tem o caminho alternativo)
seria deixar a internet como está, funcionando na eth1 (on-board), como
sempre usei, e só conseguir pingar a rede com o cabo de rede na eth0. Neste
caso eu não precisaria mecher na configuração da on-board (eth1), pois a
internet está funcionando, só na da offboard.

> Use a mesma configuração que te passei, deixando a eth0 para internet
> que ja funciona, e ative a placa ETH1 para compartilhar a conexao.
> teste em /etc/network/interfaces
> iface eth1 inet static
> address 192.168.0.1
> netmask 255.255.255.0
> auto eth1
>
> e mantenha a eth0 como dhcp, ja que pega o endereço ip do provedor de
> internet.

Infelizmente já testei as duas configurações :(

> Voce ja testou esta placa eth1 para conexão local? tipo, testar pingar
> em outro computador?

Não, testei no meu! com o ubuntu 8.04 a placa em questão (na verdade é a
eth0 o problema), continua pingando com o live cd. Ou seja, pelo ubuntu 8.04
me parece que a placa em questão está funcionando, tanto que sempre usei
assim no 8.04, desde que o 8.04 foi lançado.

> vc esta reiniciando a rede apos a alteração do /etc/network/interface?
>
> abraços
> VAgner Schoaba

sim =/

Eu nem dúvido que algum defeito bizarro faça essa placa funcionar em um
sistema e outro não. já vi uma placa de vídeo com defeito funcionar em um pc
e outro não... mas estranho que ela parecia estar funcionando bem

Mas valeu pela ajuda!