Em Qua, 2009-04-29 às 11:22 -0400, Daniel Alves escreveu:
> Bom dia pessoal, ha possibilidades de particionar o HD sem perder a
> atual instalacao? quero separar a pasta /home para outra particao.
> Estou usando o 9.04 e tem o gparted, mas to meio receoso de mudar alguma
> coisa la e "bixar" tudo

Daniel,

Se você for realmente reparticionar o hd ou redimensionar partições faça
sempre um backup dos dados.
Só aconselho a fazer diretamente quando for trabalhar com uma partição
existente que deseja "limpar" por exemplo, alterando a formatação ou
refazendo-a pelo mesmo particionador usado anteriormente para cria-la.
Utilizar particionadores Linux e Windows alternadamente também pode
causar modificações indesejáveis na tabela de alocação, isto deve ser
evitado. Se particionou pelo linux, mantenha esse particionador para
efetuar as alterações, é mais seguro.

--
Salles (Nethell) Ubuntu User 24389