Procure por *Universal applets*. é um projeto derivado do screenlets que por
sua vez agora é um projeto morto, mas que fez muito sucesso e batia de longe
o gdesklets.

Ah, até onde eu me lembro, o screenlets (e assim também o Universal
applets)  não tinha dependência de nenhuma biblioteca do kde.

Sobre o gdesklets tentei usá-lo algumas vezes mas para mim é outro projeto
morto, só que diferente do screenlets ele nunca realmente funcionou para
mim, além de só atrapalhar na busca por uma engine de widgets descente.