2009/5/5 Nilson Chagas <nilson.chagas.si...@gmail.com>

> Caramba hein... vc desencavou difunto agora.
>
> Bem loco isto ai... será que fizeram isto por segurança???

uhauhauhauha desenvacou? essa eu nunca tinha ouvido.. você é de onde? Aqui
falariamos desenterrou!

Então, no fundo no fundo tem um pouco de segurança na história, mas acredito
que o objetivo maior tenha sido por versatilidade pois imagine você em um
ambiente multi-usuário, ou que você compartilhe seu notebook com outras
pessoas (um notebook de empresa por exemplo onde cada um que sai para campo
tem um usuário) seria complicado você somente como root poder alterar o
/etc/network/interfaces... ou seja você teria que dar a senha de root para
todos que usam o note (problema de segurança como você citou) e o outro
problema seria que cada alteração sobrescreveria a alteração do outro! Cada
um teria que refazer suas confgurações de acordo com cada lugar que fosse
utilizar o note. Com o NetworkManager as configurações ficam no nível de
usuários que não "necessariamente" precisam da senha de root para adicionar
novas interfaces e configurações. Assim cada usuário do sistema possui sua
própria conexão.
Algo similar aconteceu a não muito tempo atras com o SAMBA 3. Até antes
dessa versão do samba, ninguém conseguia compartilhar um diretório se não
fosse root! Em um ambiente multi-usuário isso é o caos! Só agora na versão 3
que inventaram o tal do usershare que ficou uma maravilha e não parece, mas
é graças a ele que podemos hoje no ubuntu clicar com o botão direito sobre
um diretório e compartilha-lo! Eu como venho do samba desde de versões
antigas fiquei doido quando vi o Ubuntu compartilhando um diretório sem
mexer no smb.conf.. aí fiz exatamente como fiz hj com o NetworkManager,
executei uns compartilhamentos e saí fuçando onde estava o arquivo de
configuração... fui fui fui até descobrir que ele usava esse novo recurso do
samba!

Eu gosto do mundo open GNU/Linux e derivados exatamente por causa dessa
liberdade de fuçar nos arquivos e descobrir como as coisas são feitas.. para
um programador isso é como colocar uma mulher dentro de um shopping!
huauhauhauha

abraços