Cara... relamente os tutoriais que tem na net são muito superficias. A
melhor fonte mesmo é a documentação oficial do Nagios que tá no site
oficial. A configuração do nagios parte muito da criativiadade do
administrador, então se você estiver esperando encontrar um tutorial que
mostre como configurar o monitoramento de um serviço ou outro não vai achar.

Abraço.
2009/5/9 Serginho Berenguer <sergis...@hotmail.com>

> http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Manual-completo-de-instalacao-e-configuracao-do-Nagios-3-no-Linux-Debian-4.0-Etch?pagina=1
>
> Sérgio Berenguer