Olá Marcelo!
Tudo bem?

Essa "guerra" sobre o que é mais rápido no windows ou no Linux, cansa e
nunca vai acabar.
Mas gostaria de comentar

1 - Sabemos que o IE assim como o Word e se não me engano também o BRoffice,
são ativados na hora que o windows levanta e ficam em estado "cochilando".
Não é a toa que o windows demora tanto pra levantar, assim que esses
programas são clicados abrem por imediato. O que não acontece no linux
economizando em processos abertos, vamos assim dizer, sem, uso!

2- O firefox, na minha opinião é longe muito mais pesadão pra abrir no
Windows do que no Linux, isso é visivel!

3- Sempre achei o nautilus muito mais rápido do que o explorer.

Com a chegada do ext4, o linux ganhou muito mais velocidade em tudo, em
bootar o sistema, abrir programas, ficou incrível. É só usar e sentir a
diferença.

No meu entender acho que tudo é uma questào de adaptaçao. Conheci o Linux e
não volto mais pro windows. Cansei de spyware, adware, lentidao, pesadeira,
antivirus, virus, limpeza de porcarias, e o proprio windows ficando pesado
sozinho.

Acho que depois que as pessoas descobrirem o tanto que está sendo a cada dia
mais prático o uso e seus benefícios do Linux, não vão querer ver o tio Bill
pela frente, salvo, softwares específico para uma x área, infelizmente.

Minha opinião!

Abraços

Douglas

Pessoal, uma coisa que notei, não sei se vocês notaram.
Eu nao uso o menu iniciar padrao quem vem na instalacao do Ubuntu, eu tiro
ele e coloco o segundo, aquele que é um icone unico e nele tem todas as
opcoes... mais parecido com do windows.
Bem... funciona belezinha...
Acontece que notei que ele demora um pouco pra abrir a primeira vez que é
clicado... ja depois outras vai bem... isso ocorre toda vez que inicio a
maquina.
Bem, no windows temos como "mexer" no regedit e alterar o delay (velocidade)
da abertura do menu iniciar, por exemplo o padrao é 400, mas vc muda pra 100
e ele abre instantaneamente... muito bom :)
Tem como "mexer" nessa propriedade do menu iniciar do Ubuntu pra ele
aparecer mais rapido... essa alteracao pode parecer sem muito sentido, mas
pra quem mexe na maquina o dia todo facilita muito...
Gosto de "afinar" o sistema depois de instalado. ( mas nao quero script
pronto, quero aprender mesmo :) )

Outra questão (construtiva, entendam por favor):

Não sei na maquina de vocês, mas na minha um Sony Vaio Centrino 1.8ghz / 2gb
ram tenho feito comparações dos sistemas Ubuntu e Windows XP que por sinal
estao na mesma maquina...
Vi que o Windows ainda tem se saido melhor na execução de programas, por
exemplo a abertura do BrOffice, Firefox que uso nos dois, é mais rapida no
windows.
Programas semelhantes como Explorer (win) e Nautilus (linux) (navegadores de
arquivos), o Explorer é mais rápido.
A impressão que dá é que os programas do Linux, são emulados e não
executados diretamente ligados ao Kernel.
Uso acesso remoto para logar em maquinas externas, e nisso o Ubuntu tem se
saido melhor, até por questoes de seguranca tambem :)

Bem no geral infelizmente tenho que dizer, eu diria é mais "confortável"
trabalhar com o windows ainda.

Mas não se preocupem, não vou abandonar o Linux de forma alguma (exceto por
força maior rsrsrs)... acho que estou entre os primeiros a baixar e instalar
versoes betas e afins... pra saber a quantas anda nosso Linux...
sinceramente é uma caso de paixão pelo linux mesmo :)
Linux tem lugar cativo no meu HD... e posso afirmar que fico mais nele do
que no windows :)

Vida longa ao Linux :)

Bem fica aí a questao :)

Marcelo Silva