Bom, tudo indica que o problema seja no Windows tanto no Desktop como no laptop.

Algumas coisas que poderiam estar afetando a conneccao:

- Cliente de "File Printing share" nao esta instalado
http://screenshots.modemhelp.net/screenshots/Windows_XP/Network_Connections/Local_Area_Connection/Properties/General/Index.shtml
- Firewall no Windows (tanto o do Windows XP como o de outra compania)
http://screenshots.modemhelp.net/screenshots/Windows_XP/Windows_Firewall_(SP2)/Exceptions/Index_(File_and_Printer_Sharing).shtml
- Nehum diretorio esta sendo compartilhado
- Permissao do diretorio (propriedades da pasta)
- Permissao da share (propriedades da pasta)

Eu acredito que no seu caso o problema deve ser com o firewall ou com o cliente
para "file sharing"  porque voce nao consegue nem ver o PC. Outro detalhe que
deve ser observado eh que o Windows XP home edition nao tem as tabs de
permissao do diretorio e permissao da share nas propriedades do diretorio.

Espero que as informacoes ajudem.

 Victor Mendonça
http://wazem.org/