Não sei se eu to viajando mas uma dica minha também é tentar com uma distro
mais antiga como o ubuntu Intrepid (padrão). Só para ver no que dá.

Mas acredite que esse seu problema pode ser resolvido, a única coisa que
provavelmente não tem solução é o problema da aceleração gráfica e, por
causa disso, não poder ter o compiz