2009/5/24 todoido paiz <todoidop...@hotmail.com>

> Olá galera,
>

> Sou usuario do software livre, o LINUX. Tenho um projeto para a implantação
> dele na universidade de OURO PRETO e demais escolas.
>
> Tenho que fazer uma apresentação sobre linux para a galera do meu curso de
> automação visando a utilização de um software livre

Se o curso é de Automação, você vai estar no céu e no inferno com o Linux.

No céu: não há melhor plataforma para implementar em sistemas embarcados
(e.g. ARM ou ColdFire); não há alternativa Windows para sistemas de tempo
real (na verdade há algumas coisas que você pode fazer, mas no fundo você
não usa o windows) e há várias para linux, desde x86 até sistemas ARM e
ColdFire: RT-Linux, linux-rt, RTAI.... Há inúmeras ferramentas de
desenvolvimento para CrossCompiler tanto pagas como não pagas. Mesmo algumas
pagas são baseadas no GCC. A maioria delas já conta com SOTR da própria
ferrameta (e.g. VxWorks) ou usa uCLinux ou Linux Vanilla mesmo. Suporte
razoável para virtualização.

No inferno: não há grandes sotwares para CAD Elétrico open source; os
melhores são pagos e caros. Idem para FPGAs. As empresas em geral não usam
outra plataforma que não Windows. Depuradores para PIC, 8051 etc. só
funcionam certinho via USB no Windows. Para CAD e FPGAs até tem para Linux,
mas não são open e é simplesmente inviável para Universidades, chegando a
custar centenas de milhares de dólares anuais as licenças in site. O mercado
não quer saber se você é fera em kernel Linux, quer saber de por a linha de
produção pra rodar e não tá nem aí com a falta de interoperabilidade
inerente ao ambiente Windows: em geral, quem trabalha com automação vai
estar se relacionando intimamente com o pessoal de TI da empresa, pois
afinal de contas, os dados da produção vão parar no BD Oracle que
provavelmente vai estar rodando na empresa e as interfaces com eles serão
todas dependentes de plataforma (em geral, Windows), sem falar nas planilhas
e docs que você só poderá utilizar se estiver usando MsO 2007.

> e pq fazer a migração, ou seja, quero tentar convencer-los dessa ideia, pq
> utilizar, pq fazer a mudança e abondonar o windows, a apresentação terá
> algumas caracteristicas tecnicas, mas quero focar a liberdade de expressão,
> as grandes vantagens de utilizar um sistema onde você possa modificar-lo de
> acordo com suas necessidades.

O problema maior nesse ponto de vista é que o mercado é o maior direcionador
das escolhas e essa de liberdade acaba sendo relativa. Você pode querer usar
BrO sobre Linux, mas se seu chefe/cliente lhe enviar um docx ele vai querer
receber um docx e aí você VAI TER QUE usar o MsO 2007. Penso que o mercado
de Linux (em automação) ainda deve crescer um pouco mais para que as
empresas comecem levar a sério a questão de interoperabilidade e das
multiplataformas...

> Peço ajuda a aqueles que desejão dias melhores, onde homens serão homens e
> escreverão seus proprios codigos!

Creio que no futuro ninguém vai escrever código, vamos gerá-lo a partir de
milhares de interfaces diferentes..., mas aí é outra história e não tem nada
a ver com automação.

> Mas quero deixar claro que o que for falado aqui não será somente para
> minha apresentação no curso. Minha intensão é abranger um publica maior e
> que possa repercurtir numa discursão.
>
> Mandem qualquer coisa para mim, artigo, reclamação, trabalho, etc.

Espero ter ajudado.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.