Prezado Lucas, bom dia.

Vejamos...

Lucas Salies Brum escreveu:

> Ronaldo, o que eu disse é que o modem funciona sem aparecer o nome na
> lsusb.
> Não sei porque tanta agressividade comigo.
Lamento mas você nada disse sobre isso, apenas respondeu minha mensagem
com uma frase seca que nada ajudou na solução do problema. Não houve
qualquer agressividade de minha parte pois apenas reportei que essa
frase não satisfaz o processo.

> Porque desqualifica? Estou falando que aqui funciona, e com o mesmo
> diagnóstico do seu.
Disse que desqualifica pois os questionamentos que agora tu fazes aqui
poderiam estar naquela mensagem. Participo de listas há muito e muito
tempo meu amigo e já vi muitos usuários serem desestimulados por ações
semelhantes. Não quero aqui pregar qualquer linha de moral mas apenas
sinalizar que precisamos ser mais solidários e menos arrogantes.
> Qual o erro? Cadê o /var/log/messages?
> Se você não sabe perguntar, a culpa não é minha, ninguem vai conseguir te
> ajudar sem um diagnóstico preciso e logs de erro.
Não tem mensagem de erro ou arquivo de log pois o problema não está
reportado assim. E eu acho que soube descrever o problema e perguntar da
melhor forma pois neste caso específico o Ubuntu 9.04 não gera qualquer
erro, apenas não faz mais o que o Ubuntu 8.10 fazia.

> Não vejo sentido para a sua revolta, eu fui o único que respondi sua
> thread,
> mesmo assim levei patada, será que é esse comportamento que a lista
> espera?
Engana-se meu caro pois antes de você o JCDepresbiteris
<depresbite...@gmail.com> respondeu a mensagem às 12:12 de ontem. E ele
entendeu claramente a questão pois também passa por problema idêntico e
também aguarda uma solução.

Em minhas palavras não qualquer sinal de te ofender pois não é meu
perfil baixar o nível. Apenas sinalizei um fato e como me senti ao
vê-lo. Nada tem a ver contigo pois faria o mesmo com outros que usassem
da mesma resposta numa simples frase.

Humildemente considero que devemos ouvir (ou ler) mais o que os usuários
falam (ou escrevem) e incentivá-los a contribuir na solução. Para isso,
se o problema não está bem descrito, deve-se questionar pontualmente
inclusive indicando onde buscar os dados que podem completar as
informações faltantes. Como disse, aqui não foi o caso pois, novamente,
o NetworkManager (NM 0.7.0.100) não reconhece o modem ONDA MSA501HS como
rede. Em algum ponto após o Linux reconhecer o ID do device, a coisa
para por aí. Se bem sei, e lendo os diversos tutoriais que existem, era
para ser acionado uma rotina avisando que o NM que a interface de rede
banda larga existe. Se houver uma configuração já feita, ela deveria ser
listada ao clicar no ícone do NM, caso contrário, ele deveria solicitar
a configuração. Era assim que rolava legal toda vez que conectava o
modem na USB no Ubuntu 8.10 e agora simplesmente nada acontece.

Agradeço sinceramente teu interesse agora demonstrado em ajudar, então
vamos nos focar nessa parte pois tenho certeza que mais usuários podem
estar passando pelo mesmo contratempo, algo que espera-se não acontecer
com os upgrades do Ubuntu. Vamos comparar nossas configurações pois tu
disseste que o modem 3G ZTE MF622 tem o mesmo ID 19d2:0001, logo
pergunto: tu usas o NM para fazer a conexão de banda larga? teu Ubuntu
9.04 foi instalado do zero ou por upgrade (Synaptic ou aptitude)?
fizeste alguma configuração manual para o usar o modem ou o MN
reconheceu tudo sozinho?

Obrigado pela especial atenção.
Paz, Vida Longa e Prospere!

Ronaldo Cardozo Lages
E-mails: rclagesΘsoftwarelivre·org
ronaldoΘlages·net [Gtalk,MSN]
Idealizador do FISL (1999) www.fisl.org.br
Fundador da ASL.Org (2003) www.asl.org.br
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
INSCRIÇÕES ABERTAS! JÁ SOMOS 4.4K+ ;)
fisl10 Edição Especial www.fisl.org.br
PUCRS, 24 a 27 de junho de 2009
Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil