Cara, no ubuntu 9.04 ele se manter sim...eu fiz o seguinte via interface.

Exclui as configuraçoes(no caso a minha é la na aba com fio) que estao la e
reinicia o pc..
Ele vai detectar automaticamente de novo...ai vc bai na conecxao que ele
detectou e da editar...
So colocar o ip, mascara, gatware, e o dns..que fica blz