O comando que eu uso fazem mais de 10 anos com os mais diversos sistemas
operacionais sem o menor problema é:

chown -R usuario:grupo /pasta

ou seja:
sudo chown -R paulo:paulo /home/paulo
* O Ubuntu tem o péssimo costume de criar um grupo com o mesmo nome do
usuário para cada usuário.
Outros sistemas como Arch, Slackware ou *BSDs isso seria paulo:users

pode ser assim tambem:
sudo chown -R paulo /home/paulo
* Omitindo o grupo e colocando somente o dono da(s) pasta(s).

sudo - é pra executar como root, só ele altera privilégios de usuario.
chown - ou CHange OWNer, mude o dono
-R - recursivo, ou seja, sem ele só a primeira pasta muda de dono.
usuario:grupo - isso é muito usado na forma usuario.grupo tambem.
/pasta - a pasta que deseja mudar o dono.

Pra saber quem é dono do que, execute:
ls -l
ou
ls -l /pasta
ou
ls -ld /pasta
* o -d lista somente o diretório digitado.

Entendeu?

Abraço..
--
Lucas Saliés Brum