Wagner, André e demais ajudantes de plantão...

Fico grato pela atenção...  Consegui resolver da seguinte forma :

Criei um arquivo #sudo vi ~/.xprofile   (Obs: dica de um forum que não me
lembro mais)

e nele digitei os comandos que necessitava :

iwconfig wlan0 rate 11M fixed

export
CLASSPATH=$CLASSPATH/usr/lib/java-6-sun/jre/lib/ext/mysql-connector-java-5.1.6-bin.jar

fechei o arquivo salvando com wq!

Reiniciei o bicho e ficou tudo ok.

Só por desencargo fui no prompt e digitei:

# iwconfig <enter>

wlan0 IEEE 802. .... da que segue

        rate 11M

# echo $CLASSPATH

/usr/lib/java-6-sun/jre/lib/ext/mysql-connector-java-5.1.6-bin.jar

Com isso, consegui resolver dois problemas

a) Alteração do rate da minha wlan toda vez que inicio a máquina

b) setar o CLASSPATH para reconhecer o connector do mysql, instalado junto ao
netbeans 6.5 para projeto servlet + jsp + mysql.

Novamente fico muito grato pela atenção dispensada.

Espero que a dica ajude outros que estejam na mesma situação que eu estava.

André Garcia.