Se é para cobrar, faça o upgrade do seu computador, não é gratis, mas
será um dinheiro melhor investido porque a instalaçao do Ubuntu é
demasiadamente simples e nesse ínterim peça a alguém na lista que more
no Rio lhe envie o CD/DVD já gravado. Ninguem vai morrer mandando um
CD/DVD a cobrar pelo correio.
Só não vai comprar uma placa-mae com chipset VIA, senão tá ferrado.
Pega uma dessas com chipset NVIDIA baratinha mesmo, apesar de tudo
onboard, tem boa compatibilidade com Windows e Linux.

[]'s e sucesso.