Em Ter, 2009-06-23 às 18:38 -0300, Kleber Carvalho escreveu:
> Boa noite a todos.
>
>   Hoje aqui na empresa encontrei muita dificuldade em configurar uns
> aplicativos faceis por causa de dependências. Todo apt-get install gera uma
> enorme lista de dependência,

E exatamente o que você acha que está errado? Dependências são assim
chamadas porque os programas dependem delas para funcionar. Talvez seja
mais fácil saber se está tudo certo se você me disser quais são os
"aplicativos fáceis" que você está querendo instalar.

> # apt-get update
> # apt-get upgrade
> # apt-get dist-upgrade
>
> Alguns aplicativos funcionam com um simples
>
> # aptitude install programa.
>
> mais o danado do apt-get tá complicado.

Alguns programas quase não têm dependências. Outros têm centenas.

> To precisando instalar até mesmo comandos como alien e não consigo.

Uma rápida pesquisa me mostrou que o alien depende dos seguintes
pacotes:

depende: cpio make rpm perl debhelper rpm dpkg-dev
sugere: lintian lsb-rpm bzip2 patch

isso quer dizer que o alien não funcionará sem os pacotes da primeira
linha e funcionará melhor com os da segunda.

Só que cada um desses programas da primeira linha depende de outros (não
listando as citadas anteriormente):

cpio, make: libc6

rpm: libbeecrypt6 libbz2-1.0 libneon27 libpopt0 librpm4.4 libselinux1
libsqlite3-0 zlib1g

perl: perl-base perl-modules libdb4.6 libgdbm3 netbase (recomenda)

debhelper: html2text binutils po-debconf man-db

dpkg-dev: dpkg perl5 lzma libtimedate-perl build-essential (recomenda)
gcc (recomenda)

por sua vez, as dependências das dependências também dependem de outros
pacotes:

libc6: libgcc1 findutils

libbeecrypt6: libstdc++6

libneon27: libcomerr2 libkrb53 libssl0.98 libxml2

---

Enfim, o comportamento de seu sistema me parece normal. Acredito que
você deva estar precisando ler o manual do apt-get e de entender como
funciona o sistema de resolução de dependências do Linux (ao relacionar
os comandos que usou para "instalar" os programs você deu a entender que
não entende como funciona o apt-get e nem o aptitude).

Mas em resumo, funciona assim:

WINDOWS:  O instalador de qualquer programa tem mais de 6 MB. Todas as
dependências estão incluídas lá, até arquivos comuns como RICHED32.DLL.
O criador do aplicativo inclui a versão que usou para desenvolver o
programa. Se outro desenvolvedor inclui em seu instalador versão
diferente surgem conflitos de sistema que fazem tudo travar (isso
explica porque você precisa reinstalar o Windows periodicamente).

LINUX : O instalador é minúsculo porque as dependências são asusmidas no
sistema. Se faltam o apt-get manda instalar, se não é possível instlaar
então  o programa não tem como funcionar naquele sistema, a menos que
você consiga compilá-lo. As versões das bibliotecas de sistema não são
alteradas. Se surgem incompatibilidades os conflitos são resolvidos na
hora da instalação/atualização.

Qualquer dúvida, leia a página de manual do apt-get e nos procure de
novo.