E ai Thiago blz?
Essa é minha placa, e uso o Ubuntu 9.04, realmente fica bastante lento o
compiz, mas no meu ele habilita.
Agora lí um tutorial e estou usando o kernel  2.6.30-020630-generic. E a
diferença de performace é altamente gritante. Se quiser arriscar como eu fiz
segue o link do tutorial.

http://ubuntued.info/2009/06/problema-nos-graficos-do-jaunty-jackalop-com-intel.html

Paulo Henrique Colen
Linux Registered User #16291