Cara,
Eu tenho o CSS instalado no Ubuntu também e acho ele um pouco lento.
O problema é que ele roda com DirectX. E isso acontece com todos os outros
jogos que rodam em cima de DirectX.
O que eu faço, para se tornar jogável é, no console do jogo, digitar:
mat_dxlevel 70
Isso faz o jogo usar DX 7 ao invés do 9, que é bem mais pesado. Isso também
diminui um pouco a qualidade da renderização, mas para mim é muito pouco e
vale a pena.

Agora se o CS rodasse com OpenGL ai seria outra história! Rodo o WoW
(OpenGL) no Ubuntu e, por incrível que pareça, consigo um FPS maior que no
Windows.

Abraços,
Jorgeluis.