Opa
eu tenho um notebook HP Pavilion dv6000 com Ubuntu 9.04 e tudo funciona.
Botões multimidia, leitor biometrico, controle remoto, enfim, é só nao ter
preguiça e configurar o pouco que precisa porque o SO ja faz o trabalho qse
que completo.
Qnto a bateria, nao sei pq a do nosso amigo gasta com o note desligado, o
Ubuntu 9.04 é o sistema que eu usei que mais economiza bateria ( ja usei
debian, slackware e ruindows) dura umas 3 horas usando pra arrebentar mesmo
com video, musica, programas abertos e assim vai.
manda brasa no seu notebook aí amigo, Ubuntu vai fazer vc ser uma pessoa
mais feliz.