2009/7/21 Melissa Mendonça <meliss...@gmail.com>

> Só mais uma observação - uso 64 bits pq além de ter 4 gigas de ram e
> querer usar tudo, eu trabalho com programação e preciso frequentemente
> usar os 64 bits da máquina (melhor precisão...)

Se você trabalha com programação deve saber que o tamanho da palavra do
processador só afeta inteiros (os quais não alteram a precisam, somente a
escala). Já os ponto flutuantes são tratados no processador matemático, o
qual já realiza com precisão definida, o que vale tanto em máquinas 32
quanto em máquinas 64. Quanto a performance vai depender se você vai usar ou
não as bibliotecas de 64 bits (o que restringe o uso final do seu programa
apenas àquelas arquiteturas de sua compilação). Se você não usar nada
específico de 64 bits provavelmente não terá um desempenho tão mais superior
que as máquinas de 32 bits.

Quanto a memória, o Linux 32 bits deve enxergar até 4G, sem recompilação,
sem nada. O Linux 64 é virtualmente ilimitado. Pois é padrão da arquitetura,
ou seja, do hardware. Como o compilador do Linux é o GCC e este não limita
os ponteiros utilizados, seguindo então a arquitetura utilizada, no caso
x86, então tu podes endereçar toda a memória. Quaisquer problemas neste
sentido, provavelmente é alguma configuração, ou mesmo problema de hardware.

Numa outra thread sobre este mesmo assunto, chegou-se a  quase um flame
porque alguns diziam que enxergavam mais de 3G e outros não.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.