Bem pessoal,

Visto que não parece ser possivel usar o gedit para tal tarefa, então
o jeito é partir para outra.
Usava o Scite, que é um bom editor, mas por motivos de preferência
queria deixar de usa-lo.

Visto que usava o notepad++ para editar arquivos de Windows quando
estava usando o Windows, resolví experimenta-lo no Linux usando o Wine
e a instalação foi incrivelmente fácil, inclusive já integrei-o com
certas extensões de arquivos de programação. O único contra-tempo foi
solucionar o problema das fontes no Wine que não usam FontSmoothing,
mas como já estava habituado com isso usando WINE também foi simples
de resolver.

Se alguem tiver interesse, eu posto um passo a passo de como migrar
essa ferramenta usando o Wine.

[]'s a todos.