Pra quem lê inglês, é sempre bom checar aqui:

https://wiki.ubuntu.com/LaptopTestingTeam

Às vezes tá um pouco desatualizado, mas dá pra ter uma idéia dos modelos que
funcionam e os que comprovadamente não funcionam. Os que não são
mencionados, provavelmente vc vai ter que testar vc mesmo...

Pra checar se o ubuntu suporta seu laptop, os itens mais importantes são:

- Qual a placa de vídeo? Na minha experiência, ATI é um lixo no linux, pois
os drivers proprietários fornecidos pela ATI são horríveis... Melhor pegar
uma NVIDIA ou uma Intel.

- Qual a placa/o adaptador de wifi? Se vc vai usar rede sem fio, é
importante checar o modelo e o chipset da sua placa, e verificar se tem
driver aberto ou se o driver proprietário é bom. Eu tenho uma Broadcom 4312
e sofro pra fazer funcionar às vezes... Tem que estar preparado pra esse
tipo de coisa se o seu hardware não tem driver aberto.

- Para alguns modelos de laptop, o suspender/hibernar pode dar problemas.
Cheque antes se alguem tem experiência com o modelo que vc quer comprar, se
vc vai precisar usar essas funções.

Que eu lembre, essas são as perguntas mais importantes...

Boa sorte,

Melissa

Melissa Weber Mendonça
Doctorante - Unité d'Analyse Numérique