Amigos da lista,

Estou interessado em começar a programar em linux, sei que esse assunto já
passou várias vezes por aqui... também já procurei no google mas não achei a
resposta para os meus questionamentos em particular.

Primeiro, gostaria de saber onde consigo encontrar documentação para criar
programas em C com interface gtk...

Segundo, gostaria de saber onde encontrar documentação para criar programas
gtk para executar funções que podemos fazer por comandos texto, como por
exemplo converter vídeos ou outros (obs: só um exemplo, não é o que pretendo
fazer)

Grato,
--
Bruno Donate Magalhães