Oi André!

Por que você não usa emacs? *risos*

Brincadeira... Apesar de não trabalhar com octave trabalho com matlab
mas não uso o gedit (estou no KDE e uso o emacs pra isso). Procurando
um pouco achei isso aqui:

Em outras palavras, é meio complicado e parece que nem sempre
funciona. Em outro post, achei uma pessoa dizendo que se ele abrir um
arquivo, escolher "Sintaxe Matlab (octave)" e salvar, vai sempre
funcionar - mas só praquele arquivo. Fazer isso pra todos os arquivos
não deve ser fácil...

A solução de uma das pessoas lá foi deletar a opção de sintaxe do
Objective C do gedit - se você, como eu, JAMAIS for programar em C
(risos), tenta isso...

Se não funcionar, fala pra mim que eu testo por aqui e tento achar uma
solução com você.

Abraços,

Melissa

Melissa Weber Mendonça